1 / 12
  2 / 12
  3 / 12
  4 / 12
  5 / 12
  6 / 12
  7 / 12
  8 / 12
  9 / 12
  10 / 12
  11 / 12
  12 / 12
  

TOUR - FAZENDA DE CAFÉS ESPECIAIS E SUSTENTÁVEIS

Ver datas

A partir de R$45

Comida, vinho e vida noturna
Santo Antônio do Jardim, SP
2 horas de duração
Jefferson
Hospedado por Jefferson

Experiências gastronômicas

A pequena Fazenda Retiro Santo Antônio fica no município de Santo Antônio do Jardim / SP, a 190 km da capital, aos pés da Serra da Mantiqueira. Lá são produzidos os cafés especiais e o fubá de milho de moinho de pedra com a marca KAYNÃ, que são sustentáveis na sua produção, nas embalagens que possuem até braile e nas entregas em SP que são feitas de BIKE. O fubá Kaynã faz parte do cardápio do restaurante DOM do chef Alex Atala desde 2017. O proprietário Jefferson Adorno receberá e guiará vocês pessoalmente por um tour de aproximadamente 2 horas. Começando com uma degustação do café acompanhado de bolo de fubá (ambos Kaynã é lógico, rs...). Depois faremos uma caminhada até a lavoura de café, onde o Jefferson numa "prosa" descontraída vai comentando sobre os muitos detalhes que são necessários para que o café chegue com a qualidade "especial" até a xícara, e também porque o café Kaynã é tão sustentável (apesar de não ser orgânico tá ?), não deixe ele se esquecer de contar as histórias da jibóia e da onça parda. Saindo da lavoura vocês conhecerão o terreiro onde é realizada a secagem do café após a colheita. Se a sua visita ocorrer entre maio e agosto, provavelmente você será convidado(a) a colher o café no pé e "rodar" os grãos no terreiro, tal qual é feito no dia a dia durante a colheita. Depois faremos uma visita também à casa do moinho de pedra onde é produzido o fubá Kaynã, onde o Jefferson explicará porque o sabor deste fubá é tão mas tão diferente de um fubá convencional. A Fazenda não oferece almoço nem hospedagem, mas opções na região não faltam, precisando é só pedir indicações pra gente.

Quando?

Escolha a data

Nos encontraremos em Santo Antônio do Jardim

Bom saber

O que levar

Para a caminhada é aconselhável sapato fechado, calça comprida, protetor solar e chapéu.

Regras e restrições

A caminhada pela lavoura é de pequena dificuldade, mas pessoas com limitações e/ou deficiência para caminhar não conseguirão realizar o tour completo.

Observações

Se quiser incrementar ainda mais seu roteiro gastronômico, considere a possibilidade de visitar nossa vizinha, a Vinícola Guaspari (melhor vinho tinto seco do mundo em 2017) e produtores de azeite aqui da região.